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Digitalização

COVID-19 e a urgência da digitalização no setor segurador

de Cátia Baião / 8. Maio 2020
Covid19 & Digitalização

A pandemia do COVID-19 tem tido um grande impacto na generalidade dos setores económicos, e o setor segurador não é exceção. À medida que a pandemia se vai desenrolando, os clientes vão ficando cada vez mais focados em preservar a sua saúde mas, à medida que os ambientes sociais e de saúde melhoram, o impacto direto no mercado segurador vai-se tornando cada vez mais claro.
À medida que as consequências se desenrolam, as seguradoras devem começar a preparar-se para o futuro, acelerando a digitalização das suas operações e o planeamento de oportunidades de negócios para futuro. Para que essa viragem seja eficaz, de acordo com a análise disponível em Oliver Wyman, que teve por base o mercado chinês, onde esta situação já está mais adiantada, antevê-se que as diferentes linhas de negócios do setor segurador sejam impactadas em graus variados ao longo do tempo e que o impacto direto seja amplamente experimentado em três momentos.
Num primeiro momento, antevê-se que os novos negócios diminuirão na maioria das linhas de negócio, pois os potenciais clientes poderão perder alguma receita e ser atingidos por dificuldades financeiras.
Num segundo momento, deverá existir um aumento das solicitações em seguros, após eventos seguráveis que se seguem à pandemia.
O terceiro momento pode consistir num aumento na procura por produtos de seguros: após a pandemia, as pessoas provavelmente tornar-se-ão avessas aos riscos e farão um seguro para se protegerem.

Tendo por base a análise disponibilizada em Oliver Wyman: Covid-19 Considerations for insurers in Asia, a pandemia afetará as diferentes linhas de negócio e produtos – em especial na área de saúde. No futuro, a maior conscientização sobre os riscos de mortalidade e saúde deve resultar num aumento na procura por produtos de saúde e proteção nos diferentes mercados.
Para além disso, se no início da pandemia o caminho do setor passou por responder às necessidades dos clientes e funcionários, acelerando a transformação digital de algumas seguradoras, no momento atual, torna-se evidente que a pandemia veio clarificar a importância e o alcance dos canais de distribuição digital e demonstrar como permitem responder e corresponder às necessidades do cliente onde e quando ele precisa. Com o contexto da pandemia, tornou-se clara a urgência de transformação de alguns processos – como a digitalização da formalização de contratos, por exemplo- e que o sucesso das seguradoras estará diretamente relacionado com a forma como respondem aos seus clientes no momento em que é necessário, adaptando o seu modelo de negócios para um mundo pós-COVID-19. Temos a certeza de que vai ficar tudo bem, mas também é certo que isso não acontecerá se não mudarmos. 

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