msg life ag - Logo

Experiência única

A demanda por uma experiência diferenciada e totalmente adaptada em seguros de saúde

Na sociedade atual existe uma preocupação crescente com um estilo de vida saudável. Os clientes têm vindo a procurar soluções mais inovadoras para ajudá-los a atingir os seus objetivos de prevenção da saúde e de estilo de vida saudável. Nessa realidade, as seguradoras devem antecipar-se às necessidades dos seus clientes e proporcionar-lhes uma experiência única, diferenciada e totalmente adaptada às suas necessidades. Para entender as necessidades dos seus clientes, a seguradoras deverá conhecê-los e interagir com eles nos canais em que eles estão. Na realidade de hoje, o digital é vital tanto para clientes como para seguradoras e, de acordo com o estudo de tendências de seguros da Capgemini – Top Trends in Health Insurance: 2020, o canal móvel deve ser o preferencial para interação com os clientes, uma vez que é aqui que estão os clientes.

Corresponder às expectativas do cliente

Para corresponder às expectativas do cliente atual, é essencial que a seguradora tenha a capacidade para ajustar a sua oferta à realidade de cada cliente, com a hiperpersonalização da apólice de acordo com os hábitos saudáveis do cliente, por exemplo. Para isso, soluções que permitam essa agilidade serão vitais para as seguradoras.
Com a adopção de sistemas como a Unified Product Platform, que permite ajustar a oferta à realidade do cliente, aliada à total transparência de informação que o digital permite, as seguradoras geram valor para o cliente. Por um lado, o cliente tem um acesso claro às informações, o que o ajuda na escolha da apólice. Por outro lado, a transparência das informações reforça a sua confiança com a seguradora e a personalização da apólice beneficia a tarifa e as condições finais.
Para as seguradoras, como os clientes estão mais disponíveis para partilhar informações sobre os seus hábitos mais saudáveis (Apps de corrida, por exemplo), isso torna possível aproveitar esses dados para ajudar a medir diferentes parâmetros de saúde e trabalhar em diferentes métricas de saúde, análises preditivas e assim traçar alguns perfis de risco, bem como incorporar esses dados nas regras do produto e, assim, oferecer um seguro ajustado a cada cliente, antecipar necessidades e personalizar o atendimento ao cliente.
Para o consumidor de hoje é essencial ter uma experiência abrangente (experiência única independentemente do canal) e aceder a uma ampla gama de serviços de valor agregado. Por tudo isso, plataformas digitais, chatbots, wearables, etc., são vitais para as seguradoras que desejam oferecer aos seus clientes uma experiência mais atrativa e completa. A combinação dessas ferramentas com o sistema que contém as regras dos seus produtos é essencial para proporcionar ao cliente uma experiência única e com a melhoria da eficiência operacional do negócio.
Com agilidade para conectar e desconectar de diferentes fontes de dados, por meio de APIs, os profissionais de seguros têm uma visão 360º do cliente e podem prestar um serviço mais preciso e de qualidade. Quando combinada com a automação de alguns processos, essa capacidade de gerir e de personalizar a utilização de dados de diferentes fontes permite à seguradora minimizar erros, melhorar a experiência do utilizador e otimizar a sua eficiência operacional.

>> Ler mais sobre Tarificação em Seguros

Referências:
(1) Capgemini – Top Trends in Health Insurance: 2020
(2) Mckinsey & Company: Seven Healthcare Industry Trends to watch in 2020

Índice

SE PRECISAR DE MAIS INFORMAÇÃO

Entre em contacto.
Responderemos assim que possível!

Mais informações?