msg life ag - Logo
Tecnologia e processos de Underwriting essenciais para corresponder às expectativas do cliente atual e futuro

Um mercado de seguros dinâmico, a democratização no acesso à tecnologia e o constante crescimento e inovação tecnológica a que são expostos os clientes são alguns dos factores que têm impulsionado as seguradoras a reformular as suas estratégias para se posicionarem à frente da concorrência. Os clientes esperam que as seguradoras antecipem as suas necessidades e disponibilizem ofertas personalizadas através de diversos canais digitais. É, por isso, vital que as seguradoras em geral, e os underwriters em particular, adaptem o seu fluxo de trabalho a estas mudanças.
Por um lado, as seguradoras estão a investir em tecnologias pesadas, esperando não só ter o retorno do seu investimento, como também agilizar os processos de underwriting e apoiar a análise de risco e o processo de decisão em mecanismos inteligentes e/ou automatizados, essenciais para garantir tanto uma avaliação rápida dos riscos como dos prémios.
Por outro lado, os clientes exigem que o mercado de seguros ofereça coberturas alinhadas com suas necessidades exclusivas – utilização, comportamento e preferências – através do cana da sua preferência. Para o cliente actual e futuro, a contextualização da oferta e a digitalização dos processos serão fatores-chave nos produtos de seguros.
Estes são alguns dos factores que estão a forçar as seguradoras a reinventar os seus produtos, reposicionar preços e reavaliar processos, e assim responder às expectativas dos clientes, mantendo-os no centro deste dinâmico mercado de seguros e oferecendo uma experiência ao cliente próxima da que tem noutros sectores.
Por tudo isto, a modelação preditiva, tanto de novos produtos como de algumas variantes, vai sendo introduzida no mercado em intervalos cada vez mais curtos, que combinada com Inteligência Artificial ou com processos automatizados – serão os principais impulsionadores dos avanços na área de underwriting.

Confirme como podemos impulsionar os seus processos de underwriting.

Mais do que a transformação necessária na área de customer experience, o mercado actual representa uma oportunidade para se redefinir a função do underwriter. Espera-se que os underwriters do futuro sejam aqueles que irão beneficiar da automação do fluxo de trabalho, apoiando a tomada de decisões em Data Intelligence e na integração dos principais aspectos da análise e controle de riscos.
Processos automatizados em underwriting são, na realidade, novas oportunidades, bem como desafios, ajudando as seguradoras a antecipar e a tentar controlar riscos e decisões. Os underwriters serão um dos colaboradores mais eficazes neste desafiante mercado de seguros – recolhendo e combinando a análise de dados ao mais pequeno detalhe, o que será essencial na precisão e personalização da experiência do cliente. Assim, do underwriter do futuro esperamos que incorpore o papel de um dos principais analistas de risco e decisor, capacitando as companhias de seguros a tomar decisões ainda mais valiosas com base na sua análise de risco.
Com a análise de riscos e decisões suportadas por processos inteligentes, os underwriters poderão concluir o processo de análise de seguro com exatidão e assim contribuir para a inovação dos produtos, mantendo tanto a produtividade como os lucros em níveis elevados.

Artigo de msg life

Automatize os processos de Underwriting

Mais informações?